Tomás Anjos Barão

Tomás Anjos Barão

tomasbarao.pt

Lista incompleta de coisas que me fazem levantar da cama

Lista incompleta de coisas que me fazem levantar da cama

Uma biblioteca de referências em permanente construção, e provavelmente já desactualizada.

Activistas, colectivos e ONG

Activistas, colectivos e ONG

Columbia GSAPP. CC BY-2.0

Angela Davis

Professora e filósofa estadunidense, activista feminista e pelos direitos d@s negr@s. Ver entrevista na prisão nos anos 70 e discurso na Marcha das Mulheres no dia seguinte à tomada de posse de Donald Trump.

Ståle Grut / [NRKbeta](https://nrkbeta.no/). CC BY-SA 2.0

Alexandria Ocasio-Cortez e o seu gang

Enquanto toda a gente estava ocupada a rir das obscenidades de Trump, um número recorde de mulheres candidataram-se ao Congresso nos EUA e foram eleitas. Alexandria Ocasio-Cortez é provavelmente a mais conhecida, junto de Ayanna Pressley, Ilhan Omar e Rashida Tlaib. Elas trazem para a política os problemas das pessoas trabalhadoras comuns e inspiram muita gente a organizar-se e a defender os seus direitos.

Pedro Feijó

Activista queer e primeiro subscritor do Acordo Queerográfico. Ficou conhecido em 2009 quando criticou duramente o Ministério da Educação pelo ataque à democracia nas escolas, na presença da ministra. Ver também uma reportagem mais recente no Expresso.

[William Hamon](https://www.flickr.com/photos/8296467@N03/2385347842). CC BY-NC-ND 2.0

ACT UP

Movimento de resposta à crise do VIH/SIDA, com grupos de activistas em vários locais do mundo. Através de acções de rua impactantes exigiam tratamentos e o fim da discriminação. Ver o filme 120 Batimentos Por Minuto, que conta a história do grupo de Paris.

[UNISON](https://www.flickr.com/photos/39941527@N07/26738519422). CC BY-NC 2.0

Lesbians and Gays Support the Miners

Grupo de activistas gays e lésbicas que se uniram para apoiar a greve dos mineiros britânicos em 1984-85. Apesar das suas diferenças, ambos os grupos estavam a ser atacados pelo governo de Thatcher. O filme que conta esta história é um testemunho emocionante do poder da união.

Sage Ross. CC BY-SA 2.0

Aaron Swartz

Foi programador informático e activista político pela Internet livre. Suicidou-se em 2013, aos 26 anos, na sequência de pressões do FBI. Ajudou a criar várias tecnologias fundamentais à Internet como a conhecemos. Ver documentário "The Internet's Own Boy"

Margarida Tengarrinha

Resistente anti-fascista no Estado Novo. Com o seu marido, José Dias Coelho, usavam os conhecimentos técnicos adquiridos nas Belas-Artes para falsificar documentos para o PCP, na clandestinidade. É um gosto ouvi-la contar as suas histórias.

[Manel Armengol](https://www.flickr.com/photos/90954450@N05/12852497055). CC BY-SA 2.0

Federica Montseny

Escritora espanhola, pedagoga, líder anarquista e a primeira mulher a chegar a ministra na Europa Ocidental. Ver o documentário Federica Montseny, A Indomável

Barcelona En Comú. CC BY-SA 2.0

Ada Colau

Começou por ser activista anti-despejos e pela habitação. Desde 2015 é presidente da Câmara de Barcelona, pela coligação Barcelona en Comú. Mostrou uma outra forma de fazer política, ecológica, feminista e com as pessoas ao centro. Ver o filme Alcaldessa (2016) e os artigos no jornal The Guardian.

Barcelona en Comú

Plataforma cidadã que ganhou a Câmara de Barcelona em 2015, com um programa de governo feminista, de controlo do turismo desenfreado e luta pela habitação digna. Ver o documentário Dos anys després ("Dois anos depois")

Movimentos de Libertação Gráfica

Nas eleições municipais de 2015 em Espanha, designers, ilustradores e outras pessoas produziram voluntariamente uma imensidão de imagens — desde memes humorísticos a ilustrações elaboradas — que ajudaram a eleger as candidatas progressistas como presidentes das câmaras de Madrid (Manuela Carmena) e de Barcelona (Ada Colau).

SOS Racismo

Talvez a mais activa associação portuguesa a lutar contra o racismo, a xenofobia, a intolerância e o neo-nazismo. Website

GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos

Associação de pessoas afectadas pelo VIH/SIDA, sem fins lucrativos, que luta pela erradicação da epidemia e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas seropositivas. Têm um centro de rastreio de VIH dirigido a homens que têm sexo com homens que me parece um exemplo notável de como se deviam prestar cuidados de saúde a todas as pessoas em todo o lado. Website

Acesso Cultura

Associação que trabalha para que os espaços e eventos culturais sejam acessíveis a todas as pessoas, superando barreiras físicas, sociais e intelectuais. Têm um prémio para linguagem clara. Website